12 agosto 2016

A Podologia no Esporte: Quais os cuidados que o atleta deve tomar antes e depois de praticar o esporte.


Oi  gente ! Tudo bem?

Em clima de Olimpíadas , hoje falaremos da podologia esportiva.

A podologia esportiva é especializada no estudo, prevenção e tratamento das principais doenças que acometem os pés dos esportistas , sejam eles corredores, jogadores de futebol , basquetebol , handebol, ciclistas , bailarinas , todos os esportes.

Nas épocas de temporadas , o jogador é exposto ao máximo , para que o rendimento dele em quadra seja satisfatório. Neste caso pode ocorrer mais lesões tanto musculares, quanto podais, no caso bolhas , hiperqueratose (Calos e Calosidades) e tudo isso pode ser prevenido na podologia esportiva ou tratado caso aconteça por alguma intercorrência .

Lógico que os atletas amadores também sofrem com problemas relacionado aos pés , tais como , dores , Calos , unhas extremamente frágeis e debilitadas , ou até mesmo lesões , e tudo isso o Podólogo ou Podologista também pode te ajudar. Então aqui falaremos da principal atuação do podólogo para esses atletas que não aparecem na televisão ou até mesmo não ficam em pódios , mas que também precisam da nossa atenção sempre.

A Prevenção

Na prevenção sempre realizamos a "Podoprofilaxia" , que é muito importante. Nesse procedimento é realizado corte correto das unhas , prevenção e tratamento dos pés em que tem calos e calosidades , hidratação dos pés , esfoliação , e confecção de órtese Plantar (palmilhas).


Para aliviar as dores após o treino.

Devemos lembrar que depois do treino sempre estamos cansados , e uma das opções mais maravilhosas para relaxamento dos pés é ESCALDA-PÉS.


RECEITA:
2 Litros de água gelada , 50 gramas de sal grosso no fundo da bacia , bolas de gude (opcional), ervas como hortelã , alecrim , arruda . Ou se preferir a essência, coloque algumas gotas.


Observação : No caso de pessoas com Hipertensão Arterial , não colocar o sal.

Esse procedimento poderá ser realizado em casa , trazendo relaxamento a musculatura e bem estar físico.


Evitando Ressecamento nos pés 

Para evitar as temidas rachaduras , que sempre aparecem nos pés dos atletas , deve-se  hidratar os pés , com frequência e com cremes de hidratação profunda. 
Eu já falei sobre isso em uma outra postagem CLIQUE AQUI para conferir . A hidratação promove o bem estar da pele , repondo os nutrientes que são eliminados no suor, causado durante a pratica do esporte.


A temida unha encravada 


Uma das principais "Podopatologias" , que significa "doenças nos pés" é a Onicocriptose ou Unha encravada como é conhecida popularmente. Ela deve ser tratada e prevenida com um Podólogo , pois , os calçados muitas vezes fazem piorar o quadro , oque pode levar a dores e inflamação dos tecidos ao redor da unha. 
Fique Ligado , unha encravada é coisa séria.



Pé de Atleta .

Pé de atleta como é conhecida a Tinea Pedis , é uma infecção causada por fungos e é mais conhecida por "Frieira" ou "pé de Atleta". Sempre faça a higienização correta dos seus pés e calçados.
Essa Podopatologia é caracterizada pela coceira no local , mudança na coloração da pele , algumas vezes dores , e mal odor. 
Para saber mais CLIQUE AQUI, e entenda um pouco mais de fungos.

Na escolha do calçado ideal


Cada esporte tem o seu calçado , mas todos eles devem ser:

-Confortável
Na escolha do calçado ideal sempre prove várias vezes, e nunca ! jamais! compre sem provar o calçado. Esse é um dos principais problemas para os compradores online, que acabam tendo problemas devido ao calçado inadequado.

-De Material lavável
A higienização do calçado deve ser frequente , devido ao aumento do suor no momento em que se prática algum esporte . Caso o calçado não seja resistente a lavagem nem compre. Para ler a postagem sobre a higienização correta de um calçado CLIQUE AQUI.

-Provar a Meia no calçado
Sempre Usar meia e o calçado deve ser provado com a meia usada para prática do seu esporte escolhido. Evitando que o calçado fique apertado ou largo demais com a meia.


-Ao comprar um calçado para competição , deve-se usar ele antes da prova , ou seja , dias antes, para que no momento ele já esteja confortável.E no caso de machucar você já troque-o.




Espero ter ajudado vocês. Qualquer dúvida deixe aqui. Beijo e Boa semana !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , Para mais informações mande-me um email , ou entre em contato pelas redes sociais. Um Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...