02 agosto 2018

Minha unha machucou após a prova ! Uma realidade de quem pratica atividade física.


Oi gente !

         Hoje conversaremos de um assunto muito comum em nossa clínica.

         Com o passar dos anos e todo conhecimento que venho adquirindo , é muito difícil explicar isso somente em uma consulta, como já dizem os poetas: Uma foto vale mais que mil palavras. E uma postagem no blog então nem se fala ! (rsrs).

         Hoje no Brasil e no mundo vem se difundindo cada vez mais a pratica de atividade física, a importância da qualidade de vida por trás de todos os exercícios diários que devemos praticar, afim de adquirir massa muscular, queima de gordura, melhor funcionamento dos órgãos, assim como, melhoria significativa da mobilidade das articulações, respiração e etc.





         Mas é o velho ditado,"Quando a esmola é demais o santo desconfia", pois bem, quase sempre após repetitivos treinos de força, acabamos ficando com dores musculares, e também, principalmente em atletas de alto rendimento mesmo que amadores, ouvimos relatos constantes de descolamento de uma ou mais unhas dos pés.



Principais características das lesões ungueais em atletas:

Onicólise e Hematoma Subungueal

      Onicólise é o nome cientifico dado ao descolamento da unha, que pode acontecer parcial ou total, podendo acometer todas as unhas ou somente uma.
         Depende de alguns fatores que podem pré dispor ao problema como: 
  • Distância do percurso da prova
  • Tipo de chão que a prova acontecerá ( cidade ou rural)
  • Se já havia alguma infecção ou micose na unha antes de começar o treino ou prova.
  • Desnutrição do leito da unha, que é aquela região que a unha está colada.
         Isso se dá pelo simples fato de a pressão exercida do solo ao realizarmos os estágios da nossa marcha, causar uma atrito entre calçado e dedos dos pés, causando o pressionamento da unha e consequentemente esse problema.

     O hematoma subungueal ou "Sangue pisado" como é popularmente conhecido, se dá pelo rompimento de vasos sanguíneos na região que acontece a onicólise, acumulando e podendo gerar outros desconfortos como infecção secundária, pois, uma vez que acontece a lesão na região , há uma pré disposição a bactérias, vírus e etc, que podem estar dentro do calçado ou até mesmo adentrar o calçado durante a prova. 



Características da Onicólise seguido de Hematoma Subungueal em atletas:
  • Algia (dor)  no dedo e no pé.
  • Parestesia (queimação ou formigamento).
  • Sensação de dormência .  

Prevenção
          Eis a importância da higienização correta, hidratação e utilização de um bom antisséptico nos pés antes da prova, e nunca se esquecer de preferencialmente utilizar meias de algodão.

      Esse problema pode ser prevenido utilizando calçados no tamanho correto, realizar hidratações constantes nas unhas para as prepararem para a prova, se aparecer algum problema nas unhas consulte um podólogo ou podologista para que o mesmo possa solucionar ou te indicar um profissional qualificado para o mesmo.

         
          Hoje podemos indicar várias técnicas para reajuste postural, o que facilita caso o atleta tenha alteração nesse processo da marcha com auxílio de órteses plantares ou palmilhas, feitas sob medida por um profissional qualificado, e as mesmas , podem auxiliar na prevenção.


COMO TRATAR 
         Esse é um dos passos mais importantes, porém, não é possível se fazer em casa, precisará do auxílio e técnica de um profissional especialista em pés , ou seja, o podólogo ou podologista. 
         O mesmo será capaz de designar um tratamento eficaz que diminua a sua dor com a utilização de laserterapia, antinflamatório tópico e etc.


        
         Quando o atleta percorre uma quilometragem superior a que está acostumado a fazer rotineiramente, este problema pode acontecer, por isso, também é muito importante ter o preparo físico adequado .

        Dica para o Podólogo !

        Deixarei alguns links para artigos científico sobre o assunto.










3 comentários:

  1. Nossa! Muita coisa acontece com nossos pés e unhas se a gente não cuida direitinho, né?
    Ainda bem que você conseguiu fazer o tratamento e ficou tudo bem. O antes e depois é incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.. Muito Bom

    ResponderExcluir

Olá , Para mais informações mande-me um email , ou entre em contato pelas redes sociais. Um Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...