09 janeiro 2017

Câncer de pele no pé? isso pode acontecer? #verãocomapodo


Oi Gente , tudo bem?

Estamos no verão , um "baita" calor como dizemos aqui no Paraná. Aqui é um estado meio frio , por estar no Sul do Brasil. Porém, no calor, é MUITO calor, apesar das chuvinhas que dá em alguns dias do mês.

E no calor, devemos cuidar da nossa pele , independentemente se for no rosto ou no PÉ.

Estudos mostram que uma parte da população tem sim apresentado uma variedade de câncer de pele, devido ao aumento do índice UV , que eleva a produção de Melanócitos , que são as células responsáveis pela melanina que é o responsável pela cor da nossa pele. Quando se há excesso de melanócitos , pode ocasionar um tumor.
Na frança segundo o site Saude 247 , aproximadamente ,1 a 7%  dos casos de melanoma é na planta dos pés (embaixo dos pés).

Mas só existe o Melanoma ou não?

Não ! existe o câncer não melanoma e o Câncer de pele Melanoma. carcinoma basocelular (CBC) que é o mais frequente e menos agressivo, e o carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular.
Se você quiser saber bem mais sobre cada um desses tipos clica no nome e você será direcionado para uma página que explica tudo direitinho.

Na verdade o Melanoma é o mais agressivo, e o mais fácil de se espalhar para outros tecidos ,por isso, é necessário um diagnóstico precoce. Quando as células cancerígenas se espalham causam a famosa "metástase", e no caso, o melanoma, pode chegar até ao cérebro. 
O melanoma que muitas vezes é confundido com uma pinta escura ,pode aparecer tanto no dorso dos pés (encima) ou na planta dos pés (embaixo) ,inclusive nas unhas.
Melanoma Acral Lentiginoso Acral

Identificando algo estranho

Essa imagem foi tirada do Site do Instituto Vencer o Câncer. Lá você encontra mais dicas sobre esse assunto, e o mais importante de tudo isso: Procure um Médico !

Caso você encontre uma "pinta" diferente em sua pele deve ser observado:


O tratamento é indicado pelo Médico especialista. A principio, procure o médico mais proximo da sua residencia, e ele te encaminhará para um dermatologista.


Prevenção



  • Em alguns casos , o câncer de pele pode ser prevenido com uso regular de protetor solar , mesmo que seja nos pés.
  • Escolher um protetor que tenha proteção UVA e UVB, quanto maior for o fator, mais proteção será oferecida para a pele contra queimadura , envelhecimento precoce e Câncer de pele.
  • Verifique se o protetor solar é adequado para sua pele , ou para atividade que você fará após a aplicação.

Espero ter ajudado vocês, qualquer coisa, deixe sua mensagem. Até a próxima !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , Para mais informações mande-me um email , ou entre em contato pelas redes sociais. Um Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...